Agilidade em PHP: Conhecendo algumas frameworks – Parte 1

Embora eu me considere um admirador do Python e Django, é o PHP que vem “colocando comida na mesa”. É inegável a importância desta linguagem para o meio web. Basta reparar que a grande parte dos cursos focados nesta área têm o PHP em sua grade.

Isto pode ser uma “faca de dois gumes”, pois com a oferta de cursos em PHP em alta é normal que apareçam novos bons profissionais, e maus profissionais (como em qualquer outra linguagem). Recentemente notei que o profissional PHP tem fama de escrever “código ruim” ou “código cheirando mal”. Esta linguagem foi a minha porta de entrada para o desenvolvimento web (como é de muitos outros), e acredito que não seja a linguagem que faça do profissional um mau programador… experiência (e competência) adquirimos com tempo e prática.

Resumindo, conheço profissionais PHP que mandam muito bem! Então se você está começando… PHP é sim uma ótima escolha (mas não limite-se a ele).

E vamos ao post ;)

Framework pra quê?

Sejamos sinceros. Quem já usou um framework na vida sabe muito bem como responder esta pergunta. Além do set de funcionalidades “ready to use“, temos os benefícios da organização, de algumas boas práticas de segurança (em alguns casos), de testes automatizados, etc. Hoje, não me vejo escrevendo um software do zero… seria um total desperdício de esforço e tempo.

Se você está meio cético quanto a isso tudo, eu lanço o desafio: Pergunte a qualquer usuário do jQuery se o mesmo deixaria de usá-lo e voltaria a desenvolver suas soluções com Javascript puro.

Botando o PHP nos trilhos com Akelos

"Logotipo do framework Akelos"
Logotipo do framework Akelos

O Akelos foi o primeiro framework PHP que eu experimentei. Na época (cerca de 2 anos atrás) ele tinha sérios problemas com documentação e era um pouco “difícil de lidar”.

A premissa do Akelos é ser o Ruby on Rails do PHP. Inclusive, quem tem certa experiência com RoR vai notar várias similaridades entre ambos (na verdade é um verdadeiro “port” do RoR pro PHP). Cheguei a publicar um projeto em Akelos, e devo admitir que na época tive um pouco de dificuldade… talvez hoje ele esteja mais maduro.

O que eu realmente gostei nele foi o esquema de “admin generator” semelhante ao do Django, seu poderoso esquema de scaffolding e a postura humilde dos desenvolvedores de indicarem outros frameworks na sua página oficial.

Se você já desenvolve em Ruby (on Rails) e necessita passear pelo mundo do PHP, Akelos é uma boa pedida. Na minha opinião, se você não tem nenhuma ligação com Ruby, recomendo experimentar outros frameworks.

Conheça o Akelos Framework.

Cozinhando aplicações em CakePHP

"Logotipo do framework CakePHP"
Logotipo do framework CakePHP

Posso considerar a CakePHP o meu framework “oficial” para PHP. Para começar a sua página oficial já chama a atenção pelo visual e pela disposição de conteúdo.

A premissa da CakePHP é “rapid development”. Já publiquei alguns projetos em Cake e devo admitir que ela lhe agrega uma produtividade excepcional sem criar complexidade desnecessária.

O que me chamou a atenção, em relação aos outros frameworks que testei, foi o seu esquema de ORM. Agregado ao seu mecanismo de scaffolding, torna nossa vida muito mais simples em relação a construção de modelos de dados, formulários e consultas.

A documentação é muito boa, e existem vários componentes de terceiros que a fazem uma das escolhas mais certeiras para o seu ambiente de desenvolvimento em PHP.

Conheça a CakePHP Framework.

Injetando combustível com CodeIgniter

"Logotipo do framework CodeIgniter"
Logotipo do framework CodeIgniter

Antes de mais nada, devo dizer que só utilizo “oficialmente” a CakePHP por causa do seu ORM. Caso contrário, sem dúvida nenhuma, seria usuário assíduo do CodeIgniter.

Ele é um framework muito legal, pelo fato de ser mais abrangente que os dois frameworks citados anteriormente. Como assim “abrangente”? Explico: CodeIgniter faz menos coisas para você que a Akelos, Cake ou Zend.

Se você está pensando que isto é uma desvantagem, está enganado. O CI é um framework extremamente simples de usar. Gostei muito e recomendo sem dó. Para aqueles projetos em que você quer ter total controle sobre tudo o que ocorre em cada região da sua aplicação… CI é uma excelente pedida.

A sua documentação é muito boa, e talvez seja um grande fator positivo para a escolha da ferramenta. Ela não é tão “rapid development” quanto a Cake, mas garante uma produtividade incrível e um prazer indescritível em programar em PHP.

Muito provável que eu volte a utilizá-lo em outros projetos.

Conheça a CodeIgniter.

O poderio do famoso Zend Framework

"Logotipo do Zend Framework"
Logotipo do Zend Framework

O meu contato com o Zend Framework foi um tanto superficial, mas isso já me dá propriedade para dizer: de todos as citados é o framework mais poderoso.

Para ser sincero não tenho motivos para não usar o Zend, acredito que a Cake seja mais simples e “rapid”, por isso da minha escolha. Mas conheço algumas agências Web que a adotaram como ferramenta de desenvolvimento seguindo a lógica: excelente documentação, excelente suporte, excelente participação da comunidade. Para se ter ideia, o Zend já possui livros escritos por autores brasileiros, fora a bibliografia estrangeira que também é muito boa.

Usei Zend (na verdade prestei suporte a um projeto existente) em um blog com bom número de visitas diárias, utilizando um banco Postgres. E talvez isso tenho refletido na minha escolha, pois o autor do código não sabia utilizar o esquema de ORM do Zend, fazendo com que instruções referentes a consultas (que deveriam estar em modelos, seguindo o MVC) estavam nos controladores, o que deixava o código “macarrônico” demais para o meu gosto.

Mas é uma excelente ferramenta, possui um esquema de validadores muito bom, e embora pareça um pouco complexa de início, com a prática você acaba desmistificando e apaixonando-se por este framework.

Conheça o Zend Framework.

Considerações finais

Como você pode ver, este papo de que o ambiente de desenvolvimento PHP é “pobre” é lenda.

Até a próxima.