Órfão do Delicious? Eu também!

Delicious descontinuado?

Para os desavisados, o Yahoo! anunciou que irá descontinuar / vender uma série de serviços, inclusive o (meu queridíssimo) Delicious.

A alegação (se é que é oficial) é a falta de aplicabilidade dentro de um modelo de negócios rentável à companhia. Esta decisão irá afetar milhares de usuários que utilizam a simpática “ferramenta azul” para compartilhar/armazenar seus favoritos.

Eu possuo mais de 1.000 (mil) bookmarks na ferramenta! É a minha webapp favorita (depois do Organizze)… mas este é um exemplo muito bom de que: número de usuários não é sinônimo de longevidade (cuidado aê Twitter (: ). Vale uma boa análise, como uma ferramenta amplamente usada e adorada pode ser simplesmente descontinuada?

A opção: migração

Com a notícia, começaram a pipocar (ou simplesmente a ganhar mais destaque) alternativas ao Delicious. Hoje mesmo achei no Webdistortion o post “23 lesser spotted delicious alternatives“.

Vale citar duas alternativas contidas no post:

  • 1r7.net: Uma ferramenta totalmente baseada no Delicious, inclusive que permite importar os arquivos de backup do Delicious.
  • Zootool.com: Outra ferramenta capaz de importar os backups do Delicious. O diferencial desta é o design super estiloso.

Para quem não sabia (eu estava incluso), existe a opção para exportar seus favoritos do Delicious para HTML (em Settings > Bookmarks > Export / Backup Bookmarks). Dessa forma, temos alternativas e temos como transportar os dados para elas.

No fim das contas, não estamos totalmente “ferrados”.

Quem sabe isso não gere motivação suficiente para experimentar o Digg ou o StumbleUpon?

Até a próxima…

UPDATE: Segundo o TechCrunch, o Delicious tende a continuar fora do Yahoo! (ou seja, mais indícios que o Delicious será vendido e não fechado).

UPDATE 2: Acabei de conhecer o Busk.com. Trata-se de uma rede social de notícias “brazuca”, bem clean e simpática.