Conheço pessoas “bem instruídas” em TI que simplesmente não sabem o que é RSS. Esta é a minha motivação para escrever este “primeiro post oficial” e lhe explicar, caso você não saiba, como você pode ler o conteúdo deste blog sem visitar este endereço.
Primeiramente quero deixar claro que gosto muito de pageviews. Fique a vontade para visitar este blog quando e quantas vezes quiser :)
Segundo a Wikipedia:
RSS (Really Simple Syndication) é um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication“, podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.
Bom… este é um blog! E este é nosso link RSS.
Logo, você é capaz de receber os artigos que publico aqui em seu leitor RSS favorito. Não viu vantagem nenhuma nisto?
Você é um cara antenado, toda a manhã você visita os mais variados blogs e sites de notícias para manter-se atualizado. Nem todos os sites possuem atualizações, e lá se foi tempo precioso da sua vida visitando o dito cujo.
Certo dia, você visita um blog simpático e o autor lhe fala sobre RSS. Ele promete que você não precisa ficar saltitando de blog em blog procurando por novos artigos. O autor lhe promete que existem programas que visitam uma determinada URL destes sites procurando por novidades, este programa lhe traz o resumo (as vezes até mesmo a notícia completa) de todos os sites que você usualmente visita. Você leva muito menos tempo para atualizar-se sobre as coisas que estão acontecendo no mundo.
Esta “determinada URL” que o tal programa visita é chamada de Feed RSS. Este programa que você utiliza para visitar esta URL chama-se “cliente RSS“, “agregador” ou “leitor RSS“. E o tal do RSS na verdade é um padrão que sistemas como o que alimenta este blog e os leitores RSS usam para se comunicar.
Vulgarmente falando, é um formato para divulgação de artigos.
Está em dúvida sobre qual cliente RSS escolher? Esta lista pode te ajudar.
Agora que você tem ideia do que é RSS, não deixe de adicionar este blog no seu leitor.