Este post foi originalmente escrito para o Profissionais TI, você pode conferí-lo na íntegra aqui.
Livros, RSS, Twitter, Blogs, Wikis, etc. A informação está em todo o lugar, não há mais desculpas para não manter-se atualizado.
As assinaturas RSS têm me mantido atualizado sobre os mais variados assuntos sem necessitar ficar perdendo a manhã inteira pulando de blog em blog. Isso é magnífico, já que em 30 mins ou no máximo 1 hora sou capaz de me manter informado sobre os assuntos que realmente me interessam e que fazem a diferença no meu ambiente profissional.
Descobrí no Twitter uma forma ultra-rápida de me manter atualizado: sigo pessoas relevantes que estão a todo instante postando links interessantes, discutindo assuntos interessantes, nos informando o que estão fazendo; Obviamente existe toda a parte descartável, mas não estamos totalmente imunes a isto.
Pode parecer bobagem, mas conheço gente que simplesmente se isola do mundo com medo de novidades.
Creio que isso esteja relacionado ao “medo da mudança”. Quando atingimos uma zona de conforto, precisamos de muito estímulo para deixá-la. Isso é fato, é em momentos de crise que a humanidade mais se desenvolve. É em momentos de crise que os profissionais são obrigados a deixar sua zona de conforto.
Não vejo nada de errado em ser saudosista, mas seja um saudosista moderado. Novos modos de fazer tecnologia estão aparecendo e estão caindo no gosto de muito “peixe grande” da informática.
Participe de listas de discussões! Tenha um Twitter! Tenha um Mensageiro Instantâneo! Participe de salas do IRC!
Eu participo de listas de discussões e posso dizer que já salvaram a minha vida algumas vezes. Quando eles não conseguem resolver, sou obrigado a partir pro IRC, onde existem pessoas muito inteligentes dispostas a lhe ajudar.
E quando isso não resolve, o jeito é partir pra lista de contatos do seu e-mail ou mensageiro instantâneo.
Mas, além disso tudo eu recomendo: o face-to-face é a melhor forma de resolver seus problemas; Tenha “contatos de carne e osso”!
E isso envolve EGO, ou o ato de não deixá-lo do tamanho de um elefante.
Talvez esse tenha sido o maior desafio para mim (e é até hoje): pedir ajuda; Simplesmente aceitar que o indíviduo é mais capaz do que você em determinada situação, mas também entender que se ele compartilhar esse conhecimento com você, ambos serão capazes de executar a função juntos.
Ser humilde é um ato que atrai mais pessoas ao seu redor. Atraia pessoas inteligentes… isso só fará bem a você.
E além de pedir ajuda, ajude! Compartilhe o seu know-how sobre alguma linguagem, ferramenta ou prática.
Penso da seguinte maneira: Quanto mais gente utilizar a mesma técnica que você, mais ela se tornará conhecida, e igualmente se tornará mais forte.
Nem vou mencionar sobre Software Livre, Open Source, etc. Não trata-se do software rodando naquela máquina, trata-se do conhecimento investido e adquirido, e o fato desse conhecimento poder ser propagado.