5 práticas para ajudar na produtividade durante a quarentena

Esse post é inspirado em uma conversa que tive com a minha sobrinha, há alguns dias atrás, relacionado à foco e concentração durante essa época de quarentena.

Ela está assistindo às aulas de forma remota, e está lutando a mesma luta de todo desenvolvedor que trabalha remoto: Manter o foco com tantas distrações e interrupções.

E trabalhar remoto virou uma realidade (ainda maior, com a pandemia de COVID-19) para praticamente todo o mercado de desenvolvimento de software. Tem gente que gosta, tem gente que não suporta a ideia. Mas o fato é que empresas como o Twitter, já estão mostrando que esse modo de trabalho pode ser a regra daqui para frente.

Voltando à minha sobrinha, recomendei a técnica Pomodoro, e com isso veio a ideia de escrever (novamente) sobre o assunto.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

1. Lista de tarefas

Pessoa escrevendo num bloco de notas o seu todo list
Tenha prioridades (unsplash.com)

Fazer uma lista com os afazeres do dia é um bom primeiro passo em direção a ter algo feito. Pode parecer simplista, mas compreender o que precisa ser feito, e acima de tudo, o que precisa ser feito primeiro, é uma das práticas mais básicas para combater a procrastinação.

Os detalhes de como você fará essa lista podem variar de acordo com os diferentes autores. Dirão que você deveria começar pelas coisas mais difíceis, ou que você deveria realizar tudo o que é importante antes de almoçar, ou ainda que você deveria planejar o dia seguinte antes de dormir.

Não importando a prática escolhida, deve-se ter cuidado com o seguinte: Quando tudo é importante, nada é importante.

Já me vi várias vezes com uma lista de tarefas tão grande, que fazê-las começou a perder o sentido, e entrei no espectro da procrastinação da sensação de ter coisas demais para fazer, e não conseguir motivação para começar.

Para evitar o desperdício e a frustração que essa situação pode ocasionar, existe a prática chamada "Caixa de Eisenhower" (ou "Matriz de Eisenhower").

Diagrama ilustrando a Caixa de Eisenhower
Separe suas tarefas em quatro quadrantes, descarte o que for classificado como não importante/não urgente (jamesclear.com)

Separe a sua lista em quatro quadrantes:

  • Importante, urgente: Faça, e faça agora
  • Importante, não urgente: Agende um tempo para fazer isso
  • Não importante, urgente: Ache alguém para fazer isso para você
  • Não importante, não urgente: Descarte

Papel e caneta são o suficiente para começar. Há inúmeras aplicações que auxiliam na criação de todo lists, que vão desde soluções mais simples como o Google Tasks e Reminders, até soluções mais arrojadas como o Trello e Todoist.

Leia mais sobre a Matriz de Eisenhower no blog do Todoist.

2. Tenha um horário para começar e terminar

Demonstração do despertar pela manhã com café
Tenha um horário para acordar e começar o seu dia (unsplash.com)

Consigo até imaginar você revirando os olhos nesse momento.

Mas sim, tão importante quanto saber o que você tem que fazer, e em qual ordem, é saber quando começar e parar. Principalmente se fará parte do seu cotidiano fazer home-office, ou estudar de casa.

Com um horário para começar, você se predispõe a começar a executar os itens da sua lista de tarefas em um determinado período. Com o tempo e a repetição, vem a rotina. E aquilo que no início era doloroso passa a fazer parte do seu cotidiano.

Tão crucial quanto, é saber quando parar. Estar remoto não significa que você tenha que trabalhar mais horas, ou que tenha que ficar até tarde. O descanso é fundamental para que você mantenha-se produtivo no dia seguinte. Mas além disso, é uma questão de saúde! Imagine que você está indo para o escritório, ou para a escola.

Atente-se aos horários de entrada e saída.

3. Pomodoro

Descrição do processo do Pomodoro
O ciclo aplicado através da técnica (simplesfica.com)

Já falamos sobre Pomodoro por aqui, e a prática resume-se em:

  • Escolha uma tarefa
  • Programe o seu despertador para despertar em 25 minutos
  • Trabalhe nessa tarefa durante os 25 minutos
  • Faça uma pausa de 5 minutos
  • Repita do início
  • A cada quatro intervalos de 25 minutos, faça uma pausa de 15 minutos

A dinâmica aqui te força a focar no processo (algo perfeitamente alcançável), ao invés de focar no resultado da tarefa (algo por vezes difícil de alcançar). Os benefícios são muito bem explicados na fantástica webcomic Uma Longe Noite Aprendendo.

Moosti e Be Focused são apps gratuítos bem interessantes. Mas qualquer dispositivo que você possa programar um alarme é mais do que o suficiente.

4. Flowtime

Planilha mostrando como funciona o Flowtime
Com uma planilha, ou até mesmo bloco de notas, fica fácil por em prática (medium.com)

Ainda no campo da gestão de tempo, existe a técnica Flowtime.

Segundo a autora, ela se sentia frustrada com a (podemos dizer) rigidez do método Pomodoro. Coisas que vão desde a indivisibilidade das sessões, até o que ela chama de "tirania do despertador", onde estamos empolgados com alguma tarefa e somos obrigados a pará-la para tirar os 5 minutos de pausa.

Quem já trabalhou com Pomodoro e desenvolvimento de software deve ter se identificado aqui. Estar no meio de uma lógica, e ser "obrigado" a parar é completamente frustrante.

A prática foca nas três principais características do Pomodoro:

  • Monitorar tempo
  • Foco em uma tarefa por vez
  • Pausas periódicas

Com a adição de uma nova característica: flow. Ou seja, se você estiver embalado realizando uma tarefa, continue!

Foto de um bloco de notas com o Flowtime em prática
Flowtime na prática com um bloco de notas (medium.com)

Portanto, o processo é mais ou menos o seguinte:

  • Escolha uma tarefa, e escreva a hora de início
  • Descanse quando você sentir necessidade, e escreva a hora da pausa
  • Agende o alarme para o fim da pausa
  • Mantenha um registro do número de interrupções
  • Mantenha um registro das horas trabalhadas e das pausas
  • Repita

As pausas são definidas por você. Podem ser proporcionais à quantidade de horas que você trabalhou, ou até mesmo ao tipo de tarefa que você está executando.

O Toggl é um app incrível, que usei muito quando trabalhava remoto, e que parece se encaixar bem com essa prática.

Confira o cheat sheet da técnica Flowtime.

5. Noisli e as playlists para foco

Programador com um notebook e uma representação de ondas sonoras
Manter o foco também está relacionado com estímulos sonoros (unsplash.com)

Não vai importar muito ter a melhor ferramenta de gestão de tempo disponível, mas ficar se distraindo com o barulho da televisão na sala, ou com o vizinho reformando o apartamento à base de marretadas e furadeira.

Eu passo horas com fones de ouvido (invista em um bom dispositivo, e tome muito cuidado com eles!), algumas vezes apenas tirando proveito do noise reduction, mas em grande parte ouvindo música, podcasts e "barulhos".

Com barulhos estou me referindo ao Noisli, que é um app que está no mercado há certo tempo, e que te permite criar um conjunto de sons que vão preencher o espaço e aumentar o foco.

Screenshot do Noisli
Barulho de vento, de trem, de chuva, etc (noisli.com)

O meu favorito é o barulho de cafeteria. Melhor ainda é usar essa sample dentro de uma cafeteria real. Mas como estamos em quarentena, faça um café na sua própria cozinha e aproveite o ambiente.

Playlists especializadas em foco e produtividade tem ganhado popularidade nos players de música. Spotify, Apple Music e YouTube Music, tem boas opções para diferentes gêneros e gostos.

A minha favorita é a Epic Reading Session, criada por um usuário do Spotify.

Screenshot da playlist "Epic Reading Session", do Spotify
Curte trilha sonora de filmes? Tenho certeza que você vai gostar dessa playlist (spotify.com)

Considerações finais

Que grande privilégio que muitos desenvolvedores de software têm de, colaborar com a quarentena ficando em casa, e ainda assim poder trabalhar.

Se você é desenvolvedor, e a sua empresa não está incentivando o trabalho remoto, faça questão de mostrar o exemplo de outros gigantes da indústria ao promoverem essa modalidade, e que há ferramentas para manter-se produtivo mesmo fazendo home-office.

Ficar em casa é um ato de humanidade.

Mas lembre-se: É impossível ser produtivo o tempo todo. Procrastinar também faz parte. Tente sempre que possível achar um equilíbrio.

Permita-se sentir tédio, permita-se não fazer nada. E se "passar tempo demais com você mesmo" está te fazendo subir pelas paredes, tente mindfullness, ou consulte um psicólogo.

Para os céticos (em relação ao Corona), fica esse excelente vídeo do Jovem Nerd falando sobre o "presente cyberpunk distópico":

E você? Tem alguma sugestão de ferramenta ou prática para dar? Deixe a sua contribuição nos comentários abaixo.

#fiqueemcasa

Referências