Minhas extensões favoritas do Google Chrome

O Google Chrome há muito já provou ser um fantástico navegador, me fazendo largar o Firefox já na sua primeira semana de lançamento (olha que eu ainda usava Windows).

Hoje é um dos navegadores mais rápidos, seguros, com uma usabilidade impressionante e que suporta mais recursos da HTML5 (obrigado Webkit ;)). Portanto, motivos para usá-lo não faltam (mesmo depois do lançamento do Firefox 5).

Venho utilizando alguns add-ons que me fizeram esquecer rapidamente do Firefox. Aqui vai a lista dos meus preferidos:

Android SDK Reference Search

Para quem está trabalhando com Android, este add-on pode ser muito interessante.

Após instalá-lo, você poderá pesquisar as referências da SDK do Android através da sua barra de endereço. Utilizando o prefixo “ad“, você pode fazer pesquisas sobre a SDK da plataforma com muito mais facilidade.

Confira: Android SDK Reference na Chrome Web Store.

BuiltWith Technology Profiler

Este add-on exibe as principais tecnologias utilizadas por um website, podendo dar informações mais básicas, como se o website utiliza o Google Analytics, até informações mais “obscuras”, como a linguagem de programação e o servidor web utilizado pelo host.

Confira: BuiltWith Technology Profiler.

Chrome Sniffer

"Exemplo do Chrome Sniffer"
Exemplo do Chrome Sniffer

O Chrome Sniffer traz informações mais específicas que o BuiltWith Technology. Por exemplo, através dele sabemos que o website da Band utiliza jQuery 1.6, Modernizr 1.7 e Google Analytics.

Outro site interessante para avaliarmos é o Joomla.org, que utiliza o CMS Joomla!, Google Analytics e Mootools 1.12.

Confira: Chrome Sniffer.

Delicious Tools

E para quem utiliza o Delicious como bookmark online, eu recomendo o Delicious Tools.

É um dos add-ons que eu mais utilizo no dia-a-dia. Ele permite que você adicione links ao seu Delicious de forma muito prática e rápida. Fica a dica para você que gosta de armazenar um grande número de urls em seus favoritos.

Confira: Delicious Tools.

Eye Dropper

"Plugin Eyer Dropper"
Plugin Eyer Dropper

E quando estamos desenvolvendo algum website e bate aquela dúvida em relação a cores? O Eye Dropper facilita a nossa vida!

Ele é um “conta gotas”, que permite que você capture cores diretamente no seu navegador, sem precisar utilizar ferramentas gráficas como Gimp ou Photoshop. Excelente para aqueles momentos em que estamos focados na construção de estilos de nossos projetos.

Confira: Eye Dropper.

Google Mail Checker

Se você tem a irritante mania de verificar os seus e-mails de 5 em 5 minutos, o Google Mail Checker pode ser de grande utilidade.

Este add-on exibe quantos e-mails não lidos você tem em sua caixa de entrada. Um santo remédio para curar essa “síndrome da caixa de entrada”, não?

Confira: Google Mail Checker.

Google Reader Notifier

Este add-on produzido pela Google tem uma finalidade semelhante ao do Google Mail Checker, só que ao invés de notificar quantos e-mails você têm para ler, ele notifica quantas entradas novas você têm no Google Reader.

Outro grande add-on para você que não tem tempo a perder.

Confira: Google Reader Notifier.

HTML5 Powered

"HTML5 Powered"
HTML5 Powered

Está embarcando na onda do HTML5? Quer saber quais sites que você navega que são feitos na linguagem?

O HTML5 Powered exibe uma flag muito simpática na área direita da sua barra de endereços quando o website tiver o Doctype da HTML5. Este, junto com o Chrome Sniffer, são excelentes para você visualizar de forma rápida as tecnologias utilizadas para desenvolver o website que você está visitando.

Confira: HTML5 Powered.

jQuery API Browser

Surgiu aquela dúvida sobre a API da jQuery? Sem saco de ir até a página da documentação da biblioteca?

Com o jQuery API Browser você faz pesquisas na API da jQuery sem precisar mudar de aba do navegador. Muito útil, principalmente para aquelas dúvidas bobas que aparecem no meio de uma lógica.

Confira: jQuery API Browser.

JSLint for Google Chrome

E foi-se a época em que o Javascript era um mero coadjuvante. Hoje em dia temos até frameworks MVC para a linguagem!

Com o JSLint você é capaz de testar a qualidade do seu script sem precisar fazer upload de nenhum arquivo, ou abrir a página oficial da ferramenta.

Confira: JSLint for Google Chrome.

JSONView

Justiça seja feita, o Google Chrome é péssimo em renderizar formatos como XML e JSON. Se você utiliza JSON e sente falta de uma visualização mais amigável por parte do Chrome, o JSONView resolve este problema.

Ele organiza a renderização de um arquivo JSON em nós, indentando e respeitando hierarquia. Um dos add-ons mais simples e eficazes que já encontrei!

Confira: JSONView.

Migre.me

"Logotipo do Migre.me"
Logotipo do Migre.me

O migre.me é o encurtador de URLs criado pelo hilário Jonny Ken.

Encurte URLs de forma rápida e prática, sem precisar abrir aba de navegador ou mudar de página. Excelente para quando você está lendo alguma notícia interessante e quer compartilhá-la com seus amigos no Twitter ou Facebook.

Confira: Migre.me no Chrome Web Store.

Pendule

O Pendule é um set de ferramentas para desenvolvedores Web, com funcionalidades interessantes como reload de todo o CSS da página, redimensionamento da janela e validadores HTML, CSS e de acessibilidade.

Confira: Pendule.

Python Search

E nos mesmos moldes do Android SDK Reference Search temos o Python Search.

Pesquise na documentação oficial do Python utilizando o sufixo “py” na sua barra de endereço do Chrome. A verdade é que é realizada uma busca no Google, mas a documentação da linguagem tem maior relevância nos resultados.

De qualquer maneira, muito útil para os momentos de aperto.

Confira: Python Search.

Resolution Test

"Resolution Test"
Resolution Test

Quer testar o seu website nas mais diferentes resoluções possíveis? O Resolution Test é um add-on incrível que permite fazer com que o seu Google Chrome fique dos mais variados tamanhos.

O Pendule tem uma funcionalidade similar… portanto fica a opção de escolha. Venho utilizando o Resolution Test há muito tempo, por isso recomendo.

Confira: Resolution Test.

SEO Site Tools

Um dos mais fantásticos add-ons que tenho para recomendar!

O SEO Site Tools é mais que um add-on, é uma ferramenta que lhe auxilia a cuidar da parte de SEO do seu website. Inclusive, com informações referentes a relevância nas mídias sociais, sugestões de melhorias, e o já clássico PageRank.

Confira: SEO Site Tools.

Silver Bird

Gosta do Twitter? O Silver Bird é um cliente de Twitter que funciona diretamente no seu Google Chrome.

Acompanhe o que está “rolando” com seus amigos, e poste na plataforma sem precisar mudar de página, e de forma rápida. Muito bom!

Confira: Silver Bird.

Speed Tracer (by Google)

"Speed Tracer Logo"
Speed Tracer Logo

Quer descobrir como anda a performance da sua aplicação Web? O Speed Tracer pode te mostrar alguns gargalos que venham a ocorrer.

Com métricas baseadas na execução de Javascript, tempo de carregamento de recurso e interpretação de seletores CSS, pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a identificar e resolver problemas de performance.

Confira: Speed Tracer.

Web Developer

E quando você não achar uma ferramenta no Pendule, tente no Web Developer.

Este add-on, focado para desenvolvedores Web, possui alguns diferenciais em relação ao Pendule, como um melhor controle sobre imagens, formulários e estilos. Vale a pena ter os dois à disposição.

Confira: Web Developer.

WhatFont

Quer descobrir a fonte de um determinado parágrafo? O WhatFont é um add-on maneiríssimo que te permite descobrir não somente a fonte de um texto, mas também tamanho, tamanho da linha, cor e a família da fonte.

Confira: WhatFont.

YSlow

"Logotipo do YSlow"
Logotipo do YSlow

E por último, mas não menos importante, uma das extensões mais famosas do Firefox (entre os desenvolvedores) ganha a sua versão para o Google Chrome!

O YSlow tem certa semelhança com o Speed Trace, te ajudando a controlar a performance do seu website ou aplicação Web. Porém, ele é relativamente mais simples, e tem um enfoque maior no tempo e consumo de recursos, apresentando uma nota final (baseada em métricas que estão no livro “Alta Performance em Sites Web“) juntamente com sugestões de melhorias que deixarão o seu website muito mais rápido.

Confira: YSlow.

E você? Tem alguma extensão para recomendar? Compartilhe através dos comentários abaixo…