Opinião: Imersão Javascript - e-Genial

Para inaugurar a série Opinião, onde pretendo expor algumas “críticas” sobre cursos, eventos e livros técnicos, quero compartilhar com vocês a experiência que tive com o curso Imersão Javascript, ministrado pela e-Genial.

Antes de qualquer coisa, tenho a obrigação de dizer: O ambiente de educação à distância, chamado TreinaTom, é excelente! Recentemente tive uma experiência no mínimo “duvidosa” com o Adobe Connect... e entre outras ferramentas disponíveis no mercado (por exemplo, o Moodle), a facilidade e experiência de uso do TreinaTom se sobressai.

Expectativas

Devo ser sincero: eu não sou um dos maiores fãs do Javascript.

Como desenvolvedor web, sempre tive contato com a linguagem, e sempre me virei na medida do possível. Mas de uns tempos para cá ficou evidente a importância do Javascript, tanto que ele já ultrapassou a “barreira” do front-end e já possui representantes em outras áreas do desenvolvimento (por exemplo, o Node.js no back-end).

Então, para não ficar “refém” da jQuery, decidi estudar a linguagem desde o básico. E foi com essa expectativa que eu me inscrevi no curso Imersão Javascript.

Resultados

O Cássio Marques foi o instrutor, e embora na primeira aula ele não tenha conseguido “prender” a minha atenção, a partir da segunda ele conseguiu manter uma dinâmica e ritmo muito bons.

A abordagem, já focando em boas práticas e técnicas amplamente divulgadas pelo Douglas Crockford, foi um grande diferencial. O Cássio não poupou esforços para montar um material atual, que acredito ser útil para qualquer desenvolvedor, mesmo aqueles mais experientes com front-end.

A grade foi muito boa, partindo de tipos até objetos e heranças. Mas o que me marcou foi a utilização efetiva de exceções, a abordagem sobre Closures, e a apresentação de alguns Design Patterns com o Javascript.

De bônus, rolou uma breve introdução ao Jasmine e ao JSLint.

Veredicto

Se você quer aprender Javascript, não irá se decepcionar com o curso Imersão Javascript.

Já tive contato com a e-Genial no curso de HTML5 e CSS3, que fiz no ano passado. A equipe é muito atenciosa, e material de ensino e instrutores são de ótima qualidade.

Acredito que eles possam melhorar o engajamento dos alunos, pois fora do ambiente do TreinaTom não há uma interação interessante (que vá além do fórum, algo que tenho presenciado no curso Welcome to the Django).

Resumindo: eu ví e gostei.