Opinião: Front in BH 2013

No dia 03 de agosto de 2013, tive o prazer de participar do Front in BH, edição 2013. Organizado pelo @davidsonfellipe e @keppelen, o evento contou com palestrantes de peso e com uma organização que, além de surpreendente, tirou um "gosto ruim" que eu tinha em relação a eventos de front-end.

Descontraído porém relevante. Talvez essa seja a melhor definição para esta edição. Não participei das anteriores, mas os feedbacks positivos são suficientes para adicionar o Front in BH na minha agenda de eventos para o próximo ano.

Expectativas

Talvez eu tenha gostado tanto do Front in BH por ter controlado as minhas expectativas. Em alguns eventos que fui recentemente, me senti mais em um show de stand up comedy ruim do que em um evento de tecnologia. Não que os palestrantes precisem ser totalmente sérios, mas a última coisa que nós como público precisamos é ficar aturando piadas ruins.

Entrei pelos portões do Teatro Ney Soares sem nem mesmo saber os tópicos que seriam discutidos. Fui para prestigiar o trabalho de alguns camaradas, e não me arrependi.

Resultados

A verdade é que este evento teve conteúdo e humor em uma dosagem equilibrada. O @bernarddeluna e o @zenorocha mandaram muito bem nos intervalos entre as palestras, deixando o público "aceso" e acredito que quebrando um pouco do "gelo" entre público e palestrante.

Na minha opinião a palestra matadora foi a do @sergio_caelum, com o título "Repensando o front-end para telas de alta resolução". É o tipo de discussão que cabe em qualquer evento sobre desenvolvimento Web. Muito boa a "performance" do palestrante, fora que o conteúdo apresentado foi excepcional.

Um ponto que vale observar: Estamos preocupados, tanto no back-end quanto no front-end, com automatização de testes. As palestras do @cironunesdev e do @andrewsmedina foram o suficiente para apontar caminhos no que diz respeito a testes Javascript e de interfaces.

As palestras foram muito boas. O que prova que qualidade sempre traz maiores benefícios que a quantidade.

Considerações Finais

Um evento bem organizado, dinâmico e extremamente relevante. Se você é front-end e tem disponibilidade de ir a BH, é obrigação sua participar da próxima edição do Front in BH. É visível que foi feito com cuidado e carinho, e é uma ótima oportunidade para você conhecer excelentes profissionais da área.

Até a próxima...