Documentando a sua API com raml2html

Uma das coisas mais legais em relação ao RAML (e afins) é a diversidade de ferramentas que existem em seu ecossistema. Embora a especificação por si cumpra o seu papel, são elas que trazem "mais cores" aos resultados práticos de ter uma spec para a sua API.

No universo do RAML, existe algumas boas ferramentas que geram documentação a partir da especificação. Soluções que vão do Python, Wikis, ASP.net e até ao Java. Mas acredito que a ferramenta mais atual seja o raml2html, feito em Node.js.

Simples, como as melhores coisas da vida

O raml2html é uma biblioteca que transforma specs RAML em HTML. E o mais legal é que a sua versão 4 suporta a versão 1.0 da linguagem.

"Aguenta mais um pouco dessa poesia Vogon (imagilendo.wordpress.com)"
Aguenta mais um pouco dessa poesia Vogon (imagilendo.wordpress.com)

Vamos aproveitar o "mini IMDB" construído no post de RAML, para ilustrar como essa ferramenta funciona. Mas antes, aquele npm install clássico:

$ npm i -g raml2html

Agora é só chamar o utilitário de linha de comando:

$ raml2html api.raml > index.html

Pronto! Basta abrir o arquivo no seu navegador favorito:

"Exemplo de documentação RAML"
Exemplo de documentação RAML

Simples, não? Calma que ainda não acabou! Existe a possibilidade de utilizar temas juntamente com o raml2html:

$ npm i -g raml2html-markdown-theme

Agora basta passar o tema na hora de gerar a documentação:

$ raml2html --theme raml2html-markdown-theme api.raml > index.md

Sem dúvida, um dos templates mais legais que temos disponível é o raml2html-slate-theme. Completo, e baseado no próprio Slate, famosa ferramenta para criação de documentação de APIs:

"Exemplo de documentação RAML"
Exemplo de documentação RAML

Você pode criar o seu próprio template! Eles são escritos utilizando o Nunjucks, linguagem de templates Javascript da Mozilla.

Considerações finais

O post de hoje foi uma dica rápida e rasteira.

A partir do momento que você pratica o design first, ter uma especificação RAML como "single source of truth" é um caminho no mínimo razoável. Com isso, gerar documentações através de ferramentas como a apresentada nesse artigo torna-se algo rápido e prático.

Até a próxima!