Uma ode ao PostgreSQL

Logotipo do PostgreSQL

O MySQL é um dos meus mais leais companheiros de projetos, desde os meus tempos de PHP até projetos mais recentes com o Python. A sua agilidade e facilidade são indiscutivelmente boas, tanto que renderam ao projeto um “domínio global” no ramo.

Opinião: Python Brasil [8]

Logo Python Brasil 8

Nos dias 21 a 24 de Novembro de 2012 aconteceu a Python Brasil. Em sua oitava edição, o evento mais aguardado pelos desenvolvedores Python “tupiniquins” me surpreendeu completamente. Um dos melhores eventos que participei nos últimos tempos!

Entendendo o CGI, FastCGI e WSGI

Fast CGI

Pelos vários anos que programei com o PHP e Apache, nunca precisei me preocupar com o que acontecia entre esses dois. Para mim, era tudo uma “mágica” maravilhosa, que entregava as minhas páginas web de forma dinâmica. Era uma troca justa: Eles não me traziam preocupação, logo, eu não me preocupava.

As pseudo-classes e os pseudo-elementos

Logo do CSS3 %}

O CSS tem diversas coisas legais. Uma quantidade de propriedades, valores e funcionalidades, que por inúmeras vezes me fogem da memória. Uma das coisas mais interessantes do CSS, mas que geralmente me confunde, são as pseudo-classes e os pseudo-elementos.

Opinião: Facebook World Hack

Facebook Developers World Hack

No dia 30 de agosto de 2012 (sexta-feira), rolou o Facebook Developers World Hack – São Paulo, onde engenheiros do próprio Facebook deram palestras sobre o desenvolvimento com a API social, distribuição e monetização. Após as palestras houve um Hack Day, onde os vencedores nas categorias “Mobile”, “Game”, “Open Graph” e “Geral” foram premiados com créditos no Facebook e na Amazon, além de smartphones e tablets.

Django e Cache: Uma dupla de alta performance - Parte 1

Logo do Django

Embora o caching HTTP seja essencial para qualquer aplicação web, (IMO) essa modalidade de cache deve ser encarada como um acréscimo à experiência de uso, e não necessariamente como uma “arma” contra problemas de performance. Os usuários poderão abdicar desta funcionalidade, e aí a sua aplicação não poderá depender do protocolo para atingir tempos de resposta atrativos.

O cache e o HTTP

Cache e tempo de requisição

Em tempos de alta demanda, o cache pode tornar-se o melhor amigo das aplicações web. Através dele temos uma opção prática, acessível e barata para melhorar performance, diminuir consumo de recursos e tempos de resposta. Qualquer milissegundo economizado é um ponto a mais com o seu usuário, com os mecanismos de busca e com o seu serviço de hospedagem.